20.8.11

ISO STRETCHING

O Iso Stretching é um exercício postural, global e compensatória aos maus hábitos funcionais-posturais contemporâneos, e é indicado a todas as pessoas independente da sua capacidade física atual, pois tem uma proposta terapêutica e preventiva que se adapta ao momento do seu praticante, respeitando os seus limites, com enfoque especial a problemas de coluna. Tem como ponto principal o desenvolvimento da consciência corporal no posicionamento da pelve e coluna vertebral, o fortalecimento da musculatura profunda da coluna, a harmonia entre tensão e relaxamento das cadeias musculares, e uma expiração profunda e controlada.
Em estágios mais avançados é um exercício bastante vigoroso de contração muscular isométrica (contração sem movimento) e totalmente seguro nos casos de patologias da coluna, pois tem como ponto chave a retificação da coluna vertebral e o autocrescimento, o que anula totalmente a possibilidade de lesões nos discos interverterais, e até mesmo reabilitando aqueles que já o tem. A prática do Iso Stretching é menos "perigosa" do que as atividades de vida diária, onde muitas vezes executamos movimentos que podem realmente ser lesivos.
Aumenta a capacidade respiratória pois trabalha com inspirações profundas antes do posicionamento na postura, e expiração controlada durante a execução da postura, que terá a duração adequada a sua capacidade do momento, nunca havendo uma sobrecarga.
O Iso Stretching foi idealizado pelo fisioterapeuta e osteopata francês Bernard Redondo, que foi o fisioterapeuta da equipe francesa de atletismo, onde pode comprovar a eficácia e a necessidade da aplicação do método mesmo em esportistas de alto nível, pois estes também apresentam de dores na coluna.
Para mais informações acesse ao seu site pessoal: http://isostretching.free.fr/